segunda-feira, 7 de janeiro de 2019


SUCESSO PARA PROFESSORES

O que é ter sucesso para você? 

Esta é uma das perguntas que você deverá responder para si mesmo. E para te ajudar a chegar nesta resposta, vou contar uma história. 

 Eu não sou um professor famoso, eu não sou um professor rico, portanto não sou um professor de sucesso. Certo?  
Não. 
Errado. 
Veja o porquê.
 Eu entrei no curso de letras aos 29 anos, quando trabalhava de ajudante de pedreiro. Logo no início da graduação meu segundo casamento acabou e eu passei a dar metade do meu salário para a filha do primeiro casamento e a outra metade para meu filho do segundo. Para sobreviver, pagando aluguel, eu vendia todos os meses meu vale refeição e o vale transporte. Nesta época cheguei a ficar 36 horas sem comer, fazia meus trabalhos manuscritos a caneta por não ter computador nem tempo para usar o laboratório de informática da universidade. Eu andava longas distâncias a pé. Da Universidade até o shopping em que eu trabalhava, por exemplo, eram 7 km e como eu morava perto da universidade fazia 14 km caminhando praticamente todos os dias.
No segundo ano de curso meu filho de 6 anos passou a morar comigo. Comecei a lecionar também nesta mesma época em uma excelente escola particular, das melhores do estado, estabelecida em Florianópolis. Antes de terminar o curso, meu pai faleceu e mudamos para a cidade onde meus pais moravam. Meu menino ficava sob os cuidados da minha mãe e eu passava a semana toda em Florianópolis, a 224 km de distância, para terminar minha faculdade. Isso levou um ano inteiro e nesta época cheguei a dormir na rua por não ter dinheiro para me hospedar e quase nada para a alimentação.  Depois de muitos outros percalços e sérios problemas de saúde, e também depois de ter superado todos eles, aqui estou eu, tentando ajudar você a ser um bom professor, para seus alunos e para você mesmo. 

Então, sou um professor de sucesso ou não sou?  
Minha resposta é que sim, eu sou, porque a minha visão de sucesso é esta que acabei de lhe contar. Fui professor naquela primeira escola por 5 anos e depois que me formei na graduação fui professor em outra grande e famosa instituição de ensino.
Descobri a duras penas o que tem maior valor para mim. Sentir que faço o melhor trabalho que posso, de acordo com as minhas convicções, e receber um retorno positivo dos alunos não tem preço para mim, tem valor. Então, estes são os meus critérios, que definem sucesso para mim.  

Que tipo de sucesso você quer ter? 

Para alguns, a definição de sucesso pode ser outra, pode ter a ver com dinheiro e fama. Neste caso, a visão de educação e de professor deve estar alinhada ao sucesso que se pretende alcançar. Novamente eu reforço, não há melhor nem pior, certo ou errado, mas é necessário para o seu sucesso, seja qual for, que você tenha estas definições claras para si, para a sua carreira, conforme os seus sonhos e objetivos. 
Mas não esqueça de que um professor não é bom porque ganha bem, ele ganha bem porque é um bom professor. Ele não é bom professor porque é reconhecido, é reconhecido porque é um bom professor. Ele não é um bom professor porque tem sucesso, tem sucesso porque é um bom professor.  

Descobri que o meu perfil é aquele que não suporta trabalhar de forma que se sinta traindo as próprias convicções, isso me adoece, me desestimula, não importa quanto dinheiro ou fama eu esteja ganhando. Mas se a fama e o dinheiro forem minhas convicções, igualmente terei que viver de acordo com elas. 
Um grande obstáculo, talvez o maior de todos, para se alcançar a realização profissional e a satisfação pessoal é a pessoa não saber, não ter definido para si quais são suas convicções, quais são os objetivos na vida e na profissão, qual é o seu perfil pessoal e profissional. 
Sem isto se vive como um lenho seco no mar, ao sabor das marés, levado pra lá e pra cá. Quem pode se sentir realizado assim, se não tem o que realizar? 
Dizem que para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.
Espero ter contribuído de alguma forma para a sua vida com este artigo.
Liberte-se,
e até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário