sexta-feira, 10 de maio de 2019

VOCÊ SABE LER OS SINAIS DA VIDA?



Veja o aconteceu comigo 


Os caminhos que me levaram à uma Universidade Federal



Eu não tinha todo o dinheiro para fazer a inscrição do vestibular, no último dia  achei o valor exato que faltava embaixo de um banco de praça, enquanto caminhava e conversava com um casal de amigos, por isso fui fazer a prova sabendo que ia passar. E passei.

Claro que não passei só por isso, também estudei.

Poderia não ter passado, mas quando isso aconteceu senti que naquelas entrelinhas a vida tinha escrito um texto para mim, indicando a possibilidade de um caminho, que realmente se concretizou.

Os caminhos que me tornaram um professor



Alguns meses depois que comecei o curso, eu fazia todos os dias o mesmo caminho da Universidade ao shopping, onde eu trabalhava, e passava sempre na frente de uma escola particular.

Toda vez que eu passava ali, olhava para ela e de alguma forma sentia uma atração, não era racional, não havia planos, eu nem conhecia aquele colégio, não sabia como ele era.

As impressões não eram muito claras, mas havia uma sensação sutil de que aquele lugar tinha ou teria algo a ver comigo.

Uma voz baixinha falava lá no fundo do meu ser que um dia eu ainda estaria do lado de dentro daquela escola.

Dois anos depois eu fui contratado como professor daquele colégio e nunca fui pedir emprego lá.

Um professor do meu curso, da Universidade, havia sido contratado por aquela escola para assessorar os professores e ele me convidou para acompanhá-lo nas reuniões, como uma forma de eu adquirir know how . Foi assim que depois de um tempo eu fui convidado pela direção para trabalhar com lá.

E aquela sensação lá do início, quando eu caminhava sete quilômetros da Universidade ao shopping onde eu trabalhava de estoquista em uma loja, era a vida dando sinais de que outros caminhos se abririam para mim.

Os caminhos que me levaram a realizar um sonho


Sete anos depois, eu estava planejando fazer a minha primeira viagem internacional de moto, um sonho que eu tinha desde a adolescência, há mais de 20 anos.

Mas uma situação inesperada me obrigou a vender a moto que eu tanto amava. Parecia o fim dos meus planos.

Algum tempo depois, a situação financeira começou a mudar de novo. Um dia passei na frente de uma loja e vi uma moto para vender que era exatamente igual aquela que eu tinha.

Naquele momento, como eu já havia aprendido a ler os sinais da vida, tive certeza de que conseguiria realizar aquela viagem. Entrei na loja e comprei a moto.

Depois de mais ou menos 1 ano eu fiz a viagem.

O que aprendi


Contei para você apenas três ocasiões em que a vida me mostrou, o que viria a acontecer comigo, mas vivi muitas outras.

Se a vida não me mostrou, eu fiz a leitura, e aconteceu o que eu li.

Foi assim que aprendi a ler os sinais da vida, como leio os sinais gráficos dos textos.

Mas gostaria que você percebesse que as coisas não aconteceram somente por destino ou porque eu fiz a leitura, mas também porque eu estava fazendo a minha parte, trabalhando, estudando e, principalmente, sonhando.

Além disso, não forcei a vida, não impus controle, ela fluiu.

Não pedi o dinheiro para fazer a inscrição no vestibular.
Não pedi emprego naquela escola.
Não procurei a moto para fazer a viagem.

Eu apenas quis muito.
E estudei para passar no vestibular,
E me dediquei no trabalho no shopping e na Universidade.
Trabalhei para ganhar o dinheiro que depois comprou a moto e financiou a viagem.
Li os sinais da vida, os caminhos que ela me indicou.
E me permiti sonhar.

Não estou querendo te dizer que a vida oferece de graça, nada veio fácil.
Foi com muito esforço;
com planejamento;
foram muitas noites sem dormir, estudando e fazendo trabalhos da faculdade;
foi com muito trabalho e até com fome;
mas com persistência e foco.
Aí sim as coisas vieram, as oportunidades se apresentaram e eu estava pronto e atento.

Fazer a leitura da vida é entender o caminho que a vida mostra, assim fica bem mais fácil.

Porque eu também já tentei muitos caminhos que não se abriram e tive que reconhecer que não era por ali que eu tinha que ir.

Já outros se abriram e tudo fluiu quase que por lógica.

Você deve ter percebido que alguns levaram tempo, até anos.
Eu só comecei a lecionar em uma boa escola particular depois de dois anos estudando e trabalhando em um estoque de loja, sem dinheiro até para comer, muitas vezes.

E acredito que se eu tivesse cismado em trabalhar em outra escola ou tivesse escolhido outro caminho, talvez tivesse tentado muito ser ter sucesso.

Fazer a leitura da vida é como estar em um cruzamento e ler as placas para descobrir qual é o caminho que temos que seguir.

Quando estou em uma encruzilhada na vida, quando estou com dúvida e não sei por onde devo seguir ou o que devo fazer, então não faço nada.

Apenas faço o que se faz antes de cruzar a linha do trem:
paro, olho e escuto.

Nestes casos, antes de tomar decisão, aprendi a parar, prestar atenção, olhar para o que a vida está me apresentado, fazer a leitura e interpretação para depois seguir.

E foram inúmeras as vezes em que eu não precisei tomar a decisão, não precisei estar no controle e a porta se abriu sozinha, eu só tive que entrar, fazer o meu melhor e desfrutar.

No momento em que escrevo este texto estou vivendo outra situação como estas que descrevi para você.

Fiz a leitura, interpretei, as portas estão se abrindo e eu estou entrando.
A caminho de viver mais um sonho.

Mas tem planejamento, de 2 anos, muito trabalho também e aquela certeza de que tudo dará certo, porque já li nas placas de trânsito da vida que o cominho que ela abriu para mim é este.

Quando tudo se realizar por completo, eu conto para você como foi.

Mas já estou avisando agora como prova do que estou dizendo neste artigo, até o final de 2020 se cumprirá o que eu li na vida no final de 2018.

Tenho certeza.

Você pode experimentar algumas dicas que dou aqui, e se quiser mais detalhes, se quiser fazer perguntas ou compartilhar alguma situação que ocorre com você, pode comentar este artigo ou me enviar mensagem privada, seja por e-mail, whatsapp, facebook ou Instagram.

Instagran: lucianoperesdossatos
Facebook: Luciano Peres dos Santos
Whatsapp: (48) 9 96094923




Nenhum comentário:

Postar um comentário