segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


O que é ser empreendedor?

Ser empreendedor é quase uma exigência da nossa época




A palavra empreendedorismo pode lembrar você de negócio, empresas, dinheiro, mas não é somente na área dos negócios que existe o empreendedorismo.

Empreendedorismo é um jeito de ser, um modo de pensar e agir.

É a característica de saber identificar problemas, soluções e oportunidades.

E vai além de identificar,
age e resolve com criatividade, criando soluções inovadoras e colaborando para que o mundo se torne um lugar melhor para mais pessoas.
E isto pode estar ligado à criação de um novo negócio ou a uma solução empresarial, mas o empreendedorismo está também em outros tipos de inciativas que não precisam necessariamente gerar lucro, mas soluções.
Por exemplo, o empreendedorismo está naquela menina que mora em comunidade carente, fez uma campanha para arrecadar livros, montou uma pequena biblioteca na sala de casa e lá recebe crianças menores para fazerem reforço escolar e leituras. A mente e o interesse dela agiram para solucionar um problema com criatividade, fazendo aquilo que ninguém pensou, ou que alguém pensou, mas não fez.


Outro exemplo de empreendedorismo mostra bem como ele está ligado à habilidade de identificar oportunidades mesmo nos momentos de crise.
Certa vez, nos Estados Unidos, houve uma semana de fortes nevascas, era muita neve, as pessoas ficaram presas em casa, não podiam nem sair com seus carros, as aulas foram suspensas, as ruas estavam intransitáveis.
Um homem que estava em casa sozinho pensou no que mais as pessoas deveriam estar querendo e precisando naquele momento. E teve uma ideia.
Então, ao invés de ficar em casa se lamentando e assistindo as notícias na TV, que não eram boas, preparou várias garrafas de chocolate quente, calçou sua bota de neve e saiu para vender canecas de chocolate quente nas casas do seu bairro.
Além de fazer algum dinheiro, animou quem estava trancado em casa há dias, levando, não só uma caneca de delicioso chocolate quente, mas também companhia e boa conversa. Fez bem para si e para os outros. Isto é empreendedorismo.

Quem tem este espírito empreendedor, mesmo sendo empregado em uma empresa, não se limita a cumprir o seu horário e fazer mecanicamente a sua tarefa,

mas está sempre criando soluções para melhorar o seu trabalho, o seu setor e a empresa, identificando problemas e agindo para solucioná-los com criatividade e inovação.



Ninguém nasce empreendedor, aprende-se, adquire-se as características do empreendedorismo estudando, observando, exercitando.
Veja abaixo quais são algumas destas características.
O empreendedor é:
- Otimista.
- Autoconfiante.
- Motivado.
- Corajoso.
- Persistente.
- Criativo.
- Diligente.
A diligência é a virtude de fazer, não ficar só sonhando, planejando, querendo, esperando pelos outros ou pela sorte, mas realizar, meter a mão e fazer o que é preciso ser feito, com planejamento, é claro.
Outro aspecto importante do empreendedorismo é a liderança, o empreendedor tem também esta característica, ele movimenta e motiva pessoas para alcançar o que quer, porque sabe que sozinho é mais difícil, às vezes é impossível. Além disso o empreendedor não quer só para si, ele não quer realizar para desfrutar sozinho, quer envolver pessoas e compartilhar benefícios.
Espero que tenha ficado claro para você, que empreendedorismo é uma característica pessoal.
Se você tem vontade de fazer uma viagem, paneje e empreenda esta viagem.
Se você tem vontade fazer uma faculdade, planeje e empreenda o curso que desejar.
Se quer ser dono do próprio negócio, paneje, estude, pesquise e empreenda o seu negócio.
Se estiver difícil, se encontrar obstáculos, se faltar dinheiro, movimente recursos, saberes, pessoas, seja criativo e ache uma solução.
Você vai ver que consegue.
Liberte-se.
Espero ter contribuído de alguma forma com este artigo.
Até o próximo.

 Por Luciano Peres




Nenhum comentário:

Postar um comentário