quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019


A ESCRITA COMO TERAPIA

Quer ver como escrever pode ajudar na auto-gestão?



Continuando o assunto sobre escrita terapêutica, vou te dar algumas dicas de como fazer na prática este exercício.

Mas antes, um alerta. Escrevo como professor de produção de texto e profissional da linguagem. Estas dicas não substituem o tratamento com psicoterapeutas, se for o caso.

As dicas que vou dar a seguir, como já foi dito no post anterior, considera a estreita relação da linguagem com processos de pensamento e cognição.

Escrever pode ter se tornado uma tarefa chata para alguns, mas aqui vamos distanciar um pouco a prática de escrever daquela visão escolarizada, acadêmica, cheia de regras, normas e obrigatoriedades.

Agora, pense na escrita apenas como o seu exercício de linguagem pessoal, um momento íntimo.



Veja como você pode fazer

- Primeiro escolha um local confortável e privado.

- Você pode escolher escrever em silêncio ou ouvindo música que lhe agrade.

- Você escolhe se escreverá no papel ou no computador, mas alguns terapeutas têm preferido usar um caderno só para este fim.

- Não se preocupe com a letra, a ordem do texto, as regras gramaticais ou qualquer outra regra, agora é o momento de desabafar para a folha branca.

- Apenas escreva o que está pensando, sentindo, as preocupações, as suas dores, as suas angústias ou apenas as suas ideias e seus planos.

- Leia e releia o que você escreveu, mesmo que não seja imediatamente.

- Na leitura e releitura você poderá organizar, reorganizar e reescrever.

- Alguém só irá ler se você quiser. Você pode querer receber um feedback ou não, esta decisão é sua. Se achar necessário, procure alguém em quem confie e com quem queira compartilhar.

- Se achar necessário, busque ajuda de um profissional que possa lhe orientar em alguma questão que você não esteja conseguindo resolver sozinho, não deixe acumular nada.



Alguns possíveis benefícios

Este exercício já ajudará a organizar um pouco melhor os pensamentos e sentimentos. E quando você for ler o que escreveu, se dará conta de outros aspectos que não tinha visto antes. Será mais um passo para você organizar e ter clareza do que se passa com você.

Além disso, se você lembrar de praticar esta técnica quando estiver sentindo necessidade de desabafar com alguém e não puder naquele momento, isto já lhe trará algum alívio, até que você possa tomar outras medidas se for necessário.

Este exercício com a linguagem escrita é uma atividade íntima, em princípio solitária. É um momento importante, mas não substitui a interação com outros seres humanos em relação de qualidade.

Não deixe de experimentar, veja como você se sente, se lhe trouxe algum benefício. Você só tem a ganhar.

Espero ter contribuído em algo com este artigo.
E como eu sempre digo:
liberte-se.
Até o próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário