sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


Conteúdo X marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ainda é só marketing e funil de vendas é só mais uma estratégia de vendas, nada muito além disso.


Você entra no You Tube e lá estão elas, as fórmulas mágicas para você ficar rico. Aí você vai para o Instagran, para o Facebook, para qualquer rede social, você abre qualquer site e lá vem uma enxurrada de banners e links e vídeos com chamadas bombásticas prometendo a fórmula definitiva, a última novidade, a mais recente descoberta que será entregue a você de graça, por pura bondade, altruísmo e amor, só porque querem que você fique rico, seja feliz, tenha sucesso, se liberte do sistema.
Tenha a santa paciência!
Esta publicidade me faz lembrar dos gritos de “compro ouro!”, “vendo chip!”, “promoção imperdível!”, “só hoje!”, “últimas unidades!” nas feiras e ruas de comércio popular. Lembra também aquela multidão entregando folhetos e propagandas nas calçadas, que você nem chega a ler, joga direto no lixo.
O marketing de conteúdo continua sendo marketing e muito mais marketing do que conteúdo. Porque o pouco conteúdo produzido neste modelo de marketing é mascarado, editado, mastigado, preparado intencionalmente para o funil de vendas, é apenas uma estratégia, não é conteúdo de valor.
Conteúdo continua sendo conteúdo como sempre foi e ele não coexiste com textos estrategicamente produzidos e editados para a venda.
O conteúdo continua na boa e velha literatura universal, nos anos de estudo e pesquisa acadêmica, nos grandes nomes da música clássica, da pintura, do teatro, do cinema. Mas está também no diálogo próximo e demorado com o velho pescador, com o vovô agricultor, na detida, cuidadosa e inspirada observação da natureza, na reflexão paciente sobre quem você é, qual a sua história, onde quer chegar e qual é o sentido da sua vida. Da sua.
Coca-cola não é água,não.
Algum destes “conteúdos” de marketing pode sim ajudar alguém em algum momento sobre algo bem específico e pode conseguir te vender algo, mas devemos deixá-lo neste terreno, na finalidade específica para o qual foi criado.
Estratégia de vendas não deve ser confundido com conteúdo, assim como a coca-cola não pode ser confundida com água.
Você pode tomar coca-cola, mas se pensa que pode substituir pela água, se acha que ela é água, se entender que ela te trará os mesmos benefícios que a água, se considera que a água contida na coca-cola é suficiente para suprir a necessidade de água que seu corpo precisa para viver, você estará morto.
A água contida na coca-cola é processada, industrializada, tratada quimicamente, acrescida de uma série de produtos que fazem mal à saúde. É doce, sim, saborosa, agradável de consumir, mas não tem valor nutricional, não nutri a vida, antes adoece o corpo.
Os sabores no refrigerante são cuidadosamente dosados e manipulados para criar no consumidor uma sensação de satisfação, de prazer, de bem-estar, até de alegria, e para fazer com que ele consuma mais, do mesmo.
Assim é o “conteúdo” produzido e tratado para ser agradável ao consumo e para te levar a mais consumo, do mesmo. Ele é produzido, industrializado, tratado estrategicamente, minunciosamente, em detalhes, para te levar de um nível ao outro do funil de vendas até fazer você comprar. E se por acaso você se colocar fora deste funil, você deixa de ser interessante momentaneamente, mas segue sendo um potencial consumidor de algum outro produto em algum outro momento. Nada mais que isso.
Conhecimentos produzidos academicamente, através de décadas de pesquisas, seja na área da psicologia, da neurologia, da linguística, entre outras, são industrializados e mercantilizados. Estes conhecimentos são aplicados até na fabricação do refrigerante, na definição dos sabores e das sensações que causarão no cérebro do consumidor.
Assim é com a elaboração do rótulo, da propaganda, com a escolha das cores, da disposição dos elementos na imagem e até na disposição dos produtos nas gôndolas dos supermercados.
O mesmo acontece no marketing de conteúdo. Com a mesma finalidade. Vender. Fazer você consumir. Fazer seu cérebro dar a ordem de comprar.
Você pode consumir refrigerante, você pode consumir conteúdos marqueteiros, mas pelo menos saiba o que está acontecendo e não confunda refrigerante com água, nem estratégia de marketing com conteúdo de valor.
Liberte-se.
Espero ter contribuído em algo com este artigo.
Até o próximo.






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