sexta-feira, 8 de março de 2019

COMO DESENVOLVER O HÁBITO E O GOSTO PELA LEITURA


Quer desenvolver o hábito de ler?
Quer ajudar alguém a tomar gosto pela leitura?
Então leia este artigo.

Vou começar contando como eu fazia para que meus alunos tomassem gosto pela leitura.
Certa vez a mãe de um aluno meu me disse que o seu filho não gostava de ler, mas ela sabia da importância de se ter o hábito da leitura.  
Então ela me perguntou o que poderia ser feito e se eu poderia ajudar a fazer do rapaz um leitor.
Primeiro eu perguntei se ela e o esposo tinham o hábito de ler e se o garoto os via lendo com frequência. Ela respondeu que não.
Então eu disse que este deveria ser o primeiro passo, o exemplo. Não dá para exigir da garotada o que não se faz nem como pais nem como professores.

As palavras até convencem, mas o exemplo arrasta.

Chamei o garoto para uma conversa e perguntei a ele o que ele mais gostava de fazer fora da escola, que não tivesse relação com os estudos, quais seus Hobbies, suas paixões.
O garoto me respondeu, entre outras coisas, que adorava futebol, mas principalmente gostava de acompanhar os campeonatos europeus.
Passou uns dias e depois de alguma pesquisa eu encontrei um livro do escritor gaúcho Moacyr Scliar (in memoriam), A colina dos suspiros.
Um adolescente com o perfil do meu aluno jamais escolheria este título para ler, mas foi justamente com este livro que aquele jovem começou a gostar de ler.
Moacyr Scliar foi um escritor brasileiro de renome, membro da Academia Brasileira de Letras, e A colina dos suspiros é um livro bem humorado sobre a paixão por futebol.
Chamei meu aluno, dei o livro de presente a ele e pedi que ele começasse a ler e depois me desse a sua opinião.

No dia seguinte, a minha colega, professora, mãe do garoto, disse-me que ele começou a ler o livro e não o largou mais. Em poucos dias o rapaz devorou o livro e adorou, pediu mais.

E foi assim que consegui ajudar a desenvolver o gosto pela leitura naquele jovem que dizia que odiava ler.
Fiz o mesmo com muitos outros jovens avessos à leitura, sugerindo livros que tinham a ver com eles e gradativamente, de acordo com o amadurecimento deles como leitores, ia sugerindo literatura mais rebuscada.
Mas, um detalhe, eu também lia e então podia conversar com eles sobre as histórias, como se conversa de forma animada e informal sobre um filme que gostamos.
Muitos diziam que odiavam ler porque nunca tiveram uma experiência agradável com a leitura, não tinham o exemplo dos pais e a escola não ajudava muito, transformava toda leitura em trabalho, com prazo, notas e imposição de livros ótimos para leitores experientes, mas péssimos para leitores iniciantes, em formação.

Para desenvolver o hábito e o gosto pela leitura.

- Comece com livros que tenham a ver com você, com seu jeito, com a sua época, com suas paixões e gostos.
- Leia pelo menos algumas páginas todos os dias.
- Procure não tornar uma obrigação, não force a barra.
- Tenha paciência, ler não é como assistir a um filme ou navegar na internet, não tenha pressa, não seja imediatista.
- Sente muito sono quando começa a ler? Tente ler um pouco assim que acorda, é menos provável que sinta sono.
- Leia em posição confortável, de preferência em local silencioso, pelo menos no começo.
- Tenha sempre um livro em andamento.
- Se você perceber que não tem paciência para ler romances, que são histórias mais longas, tente livros de contos ou crônicas, são mais curtos.
- Começar pelo gênero crônica pode ser uma boa ideia, já que são narrativas geralmente mais divertidas e ambientadas no cotidiano.
- Seja persistente, não desista, leia devagar, mas leia, não abandone, chegará um momento que será um prazer ler.
- Se precisar, se for o caso, peça ajuda a um profissional, como um professor de literatura, ou um amigo ou amiga que seja um leitor mais experiente.
- Se você não tem tempo para ler, leve o livro para o banheiro, lei no ônibus, no metrô, na folga do almoço, nos intervalos que der, mas leia.

E se você já é um leitor e quer desenvolver o gosto pela leitura em alguém, como filhos ou alunos, comece dando o exemplo, deixe-os ver você desfrutando da leitura, como um hábito seu.
Comente, converse, mostre como está divertido, interessante e curioso o livro que você está lendo no momento.
Ler liberta.
Liberte-se.




Nenhum comentário:

Postar um comentário