terça-feira, 19 de março de 2019

MUDANDO PARA MELHOR


Só você tem o poder de mudar sua vida



Eu não sei se sua vida está perfeita ou se você gostaria de mudar para melhor. Mesmo porque o importante é mudamos nós mesmos para melhor que a nossa vida também muda no mesmo sentido.

Vejamos:

Podemos mudar os outros? Não.
Podemos mudar as circunstâncias? Não.
Podemos mudar o mundo? Não.

Só podemos mudarmos a nós mesmos.

Por outro lado, tudo muda quando você muda, para pior ou para melhor.

Uma frase bem conhecida que não sei de quem é diz o seguinte:

Seja a mudança que você quer ver no mundo


Então nós podemos, sim, mudar as circunstâncias, as que nos rodeiam.
Podemos mudar o mundo, o nosso mundo.
Mas se, e somente se, mudarmos a nós mesmos primeiro.

Dou um exemplo.


Conheci um rapaz que estudava em uma Universidade Federal, ele vivia rodeado de universitários, vivia em palestras, congressos, aulas, bibliotecas, lendo, escrevendo, dialogando sobre ciência e sociedade. Era um jovem bonito e saudável.

Um tempo depois este amigo viciou-se em crack, aí ele vivia rodeado de usuários, em favelas, não lia mais nada, não escrevia mais nada, passou a roubar, a mendigar, a mentir, a enganar, deixou de tomar banho, emagreceu, vivia somente para conseguir e usar a droga e ficou doente.

Mais tarde ele fez um tratamento e libertou-se do crack, voltou a exercer a sua profissão, ganhou peso, curou-se, passou a ter dinheiro para se vestir melhor, para morar melhor, atraiu uma linda garota, se apaixonaram, se casaram, tiveram lindos filhos e formaram uma família maravilhosa e feliz.

Viu só?
Você muda, tudo muda, para melhor ou para pior.

As pessoas, os ambientes, as coisas que ele viveu continuam a existir, ele não mudou o mundo, ele mudou o seu mundo.


As circunstâncias não mudaram, a vida continuou trazendo problemas, tristezas, dificuldades, obstáculos ao rapaz, mas como ele mudou para melhor, não procurou mais a droga, não se refugiava mais nela e aprendeu a contornar e superar as dificuldades, até fazendo delas uma alavanca para melhorar ainda mais.

É claro que este exemplo está aqui simplificado, as coisas não são assim tão fáceis, mas são possíveis. Também escolhi um exemplo extremo, mas de propósito, pois não importa qual mudança você escolha fazer, ela é possível e deve começar pela sua mudança interior.

O que aconteceu com aquele jovem foi que ele olhou com sinceridade para si mesmo, se viu como era, empreendeu uma luta contra si mesmo e se superou, venceu seus monstros, conheceu-se melhor, aprendeu a mudar e teve coragem para isso.

Se há alguém que precisa mudar, este alguém somos nós mesmos, porque nós não podemos mudar os outros, não importa o quanto amemos uma pessoa, ela só muda se ela mesma quiser e trabalhar sobre si mesma.

O caminho do autoconhecimento é um caminho muitas vezes doloroso. Não é nada fácil olhar para si mesmo e reconhecer nossos próprios erros, nossos próprios defeitos, nossas fraquezas, nossas carências, nossas debilidades e começar a fazer alguma coisa para mudar isso.

É preciso muita coragem, poderá doer, mas certamente vai valer a pena.


Mudar para melhor também não é algo que fazemos do dia para a noite, leva tempo, e precisamos de ajuda e de cooperação, pois somos seres sociais, não vivemos isolados.

Mudar para melhor significa amadurecer, virar gente grande, grande mesmo.



Há uma série de ferramentas que se pode utilizar para mudar para melhor, terapia, espiritualidade, auto-observação, estudo da mente humana, conhecimento sobre as emoções humanas, meditação, mudança de mentalidade, grupos de ajuda mútua, psiquiatria, psicologia, terapias alternativas e muito mais.

O que não serve é achar que, como somos adultos, então já crescemos e não há mais nada o que mudar. Não serve também viver colocando a culpa de tudo no mundo, nos outros, no passado ou seja lá no que for.

Sempre temos como ser melhores. Melhores como humanos, como pai, como mãe, como filhos, esposo, esposa, profissional, amigo ou amiga.

Por melhor que esteja nossa vida externamente, muitas vezes sentimos dores, frustrações, temos dependências, sofremos com algum mal da alma, com alguma angústia.

É assustador o número de pessoas com depressão, ansiedade, pânico ou outro tipo de sofrimento psicológico em nossa sociedade, que, infelizmente, tem atingido até mesmo crianças.

Mas o que é alarmante mesmo é o grande número de suicídio que tem acontecido nas nossas cidades, principalmente de jovens.

Casos de suicídio não podem nem devem ser noticiados pela mídia, mas faça uma pesquisa e você se surpreenderá.

Recentemente, em São Paulo, houve uma onda de suicídios de adolescentes estudantes de escolas particulares de destaque na cidade.
Há cidades brasileiras em que o número de suicídios é maior do que o número de homicídios. E o número de homicídios no Brasil não é dos menores.


O que você mais houve ao seu redor, nas suas relações?


Não é “estou com pressa”, “é urgente”, “não tenho tempo para nada”, “estou na correria”, “ando estressada”, “só trabalho”, “é muita pressão”, “são muitas contas para pagar” e “odeio meu chefe”?

O que você mais vê nas ruas da sua cidade?


Não são carros e pessoas apressadas, correndo, engarrafamentos, pessoas falando ao telefone, passando mensagens e muitas vezes fazendo duas, três coisas ao mesmo tempo?

Mudar para melhor é uma escolha só sua, naquilo que você acha que precisa mudar.

Aqui se dá apenas material para você pensar no assunto, mas a vida é sua, a decisão é sua.

Pare um pouco e faça uma cuidadosa reflexão.

O que é mudar para melhor no seu caso?


Como foi dito na primeira linha deste texto, eu não sei da sua vida, você é que deverá refletir e decidir.

Se está tudo uma maravilha e você acha que não tem nada para mudar, que bom.

Mas se, ao contrário, você gostaria de mudar para melhor, então coragem, vá em frente, comece agora mesmo.

Liberte-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário