sábado, 16 de março de 2019

QUAL É PREÇO? E QUAL É O VALOR?



A vida de quem você ama não tem preço, mas tem um valor inestimável.



Preço e valor são duas coisas bem diferentes. Antes que algo tenha um preço, é preciso que tenha valor.

Você coloca preço em seus produtos ou serviços, mas você já parou para pensar no valor que eles têm?

Já se perguntou qual é o real valor do seu produto, do seu serviço ou negócio na vida das pessoas?

Comecei a aprender sobre isso em uma palestra do Flávio Augusto, que está disponível no YouTube. Depois aprendi mais nos seus livros e nas comunidades Geração de Valor.

Nesta palestra ele conta que certa vez um executivo da Amazon pediu desculpas aos acionistas porque a empresa teve lucro.

Ou seja, ele pediu desculpas por ter sobrado dinheiro naquele mês e porque teve que repassar dinheiro aos acionistas.

Parece estranho, não é mesmo?

Mas o executivo da Amazon fez isso porque a estratégia da empresa é criar valor e para isso deve investir todos os recursos e esforços com este objetivo: tornar-se valiosa no mercado.

Se sobrou dinheiro para os acionistas é porque a diretoria não investiu todos os recursos no principal objetivo da Companhia, por isso  o pedido de desculpas.

E é por isso mesmo que a Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo.

Isso quer dizer que antes de vender a Amazon, antes de colocarem um preço por ela, precisam valorizá-la, precisam criar valor.

Diz Flávio Augusto que qualquer empresa, qualquer organização ou prestador de serviço pode, e deve, se concentrar em gerar valor. O preço será uma consequência do valor que tiver.

Um escritório de advocacia, um açougue, uma prestadora de serviços de limpeza, uma escola, uma casa de lanches, um salão de beleza...

Qualquer negócio pode se dedicar ao objetivo de gerar valor. E isto não está diretamente ligado a vendas nem está necessariamente relacionado com aumento de despesas.

É claro que alguns casos são mais fáceis do que outros, mas não se está procurando o fácil nem preocupado com as dificuldades, pois nem sempre o mais fácil é o melhor nem o mais difícil é a pior opção.

O que  é preço e o que é valor?



Preço é o quanto alguém paga por algo.

Valor é a relevância que aquele algo tem na vida da pessoa.

E a relevância do produto ou serviço está no quanto aquilo resolveu o problema, solucionou a dor, mudou a vida para melhor.

Veja só os níveis de valores que as coisas podem ter.


Têm coisas que você compra por um preço baixo, mas têm um valor enorme para você.

Têm coisas que você compra por um preço alto, mas não têm muito valor para você.

Tem aquilo que você deu muito dinheiro para ter, que pagou um alto preço, mas você diz: valeu a pena! Isto tem um valor enorme na minha vida.

Mas ainda têm aquelas coisas que não têm preço, porque são realmente valiosas.

São tão valiosas, têm um valor tão alto, que nenhum dinheiro do mundo pode comprar.

As coisas mais valiosas não são coisas, por isso não podem ser compradas nem vendidas, mas existem e podem ser oferecidas, disponibilizadas, conquistadas, agregadas.

Por exemplo:

a gentileza, a verdade, a fidelidade, a sinceridade, a amizade, a atenção, a compreensão, a generosidade, a motivação, a saúde, o amor, a presença sincera e espontânea, a vida...

Nada disso pode ser comprado, nem precisa e nem deve ser comprado, mas é justamente isso que tem valor inestimável.

Já não basta mais alugar uma sala, colocar uma placa na frente, abrir a porta e esperar o cliente chegar.

Já não basta mais imprimir algumas cópias do seu currículo, colocar numa pastinha e sair distribuindo.

Já não basta mais publicar uma propaganda a promoção de um produto.
É importante saber avaliar que valor o serviço,  o produto ou o negócio tem na vida das pessoas e como este valor pode ser aumentado.

Só depois disso o “negócio pega preço”, como se diz na gíria.

E isto também é válido no âmbito pessoal.

Você pode sair para pedir um emprego simplesmente porque está precisando pagar suas contas.

Mas você também pode sair para oferecer uma solução para as empresas, para oferecer valor para elas.

Pergunte-se: o que você tem que faz diferença, que resolve problemas, que sana dores, que faz a empresa ser mais valiosa?

A sua resposta é o motivo pelo qual o empresário desejará ter você ligado a empresa dele.

Mas se você não encontrou uma resposta satisfatória, não se preocupe, levante-se agora de onde você está e comece a trabalhar nisso.

Mas se você for o empresário, então pergunte-se:


O que a sua empresa tem de diferente das outras concorrentes?

O que ela tem que sara as dores, as carências, as angústias das pessoas?

O que a sua empresa tem que resolve os problemas das pessoas?

O que o seu negócio tem que gera valor na vida das pessoas?

Se você ainda não encontrou respostas para estas perguntas, então levante-se agora de onde você está, fuja da zona de conforto e comece a trabalhar nisso.

Preço baixo? 
Um atendimento um pouco melhor? 
Boa localização? 
Produtos de qualidade? 
Prazos? 
Parcelas? 
Estacionamento privativo?

Nada disso é suficiente, porque estas são coisas básicas e universalizadas, não são diferenciais que geram valores reais na vida das pessoas.

Quando você ou o seu negócio realmente tiver valor diferencial para a vida das pessoas, elas não se importarão com o preço que terão que pagar nem com o quanto terão que viajar para chegar até você nem se terão prazo para pagar ou não.

Porque o que tem valor, não tem preço. 

O que tem valor vale a pena, valor o preço.

Mas como eu faço isso na prática?

Como eu aplico este princípio na minha vida pessoal ou no meu negócio?

Bom, isto vai depender de diversos fatores, de quais são os seus objetivos, o que você tem para oferecer, qual o tipo de negócio, qual a área, qual o público, a cidade, a região e muitas outras questões.

Por isso é assunto para uma conversa bem mais pessoal, porque cada caso é diferente e há uma série de particularidades a serem consideradas.

Pense nisso.

E liberte-se dos padrões.


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