A vida de quem você ama não tem preço, mas tem um valor inestimável.
Preço
e valor são duas coisas bem diferentes. Antes que algo tenha um preço, é
preciso que tenha valor.
Você coloca
preço em seus produtos ou serviços, mas você já parou para pensar no valor que
eles têm?
Já se perguntou
qual é o real valor do seu produto, do seu serviço ou negócio na vida das
pessoas?
Comecei a aprender sobre isso
em uma palestra do Flávio Augusto, que está disponível no YouTube. Depois
aprendi mais nos seus livros e nas comunidades Geração de Valor.
Nesta palestra ele conta que
certa vez um executivo da Amazon pediu desculpas aos acionistas porque a
empresa teve lucro.
Ou seja, ele pediu desculpas
por ter sobrado dinheiro naquele mês e porque teve que repassar dinheiro aos acionistas.
Parece estranho, não é mesmo?
Mas o executivo da Amazon fez
isso porque a estratégia da empresa é criar valor e para isso deve investir todos
os recursos e esforços com este objetivo: tornar-se valiosa no mercado.
Se sobrou dinheiro para os
acionistas é porque a diretoria não investiu todos os recursos no principal
objetivo da Companhia, por isso o pedido
de desculpas.
E é por isso mesmo que a
Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo.
Isso quer dizer que antes de
vender a Amazon, antes de colocarem um preço por ela, precisam valorizá-la,
precisam criar valor.
Diz Flávio Augusto que qualquer
empresa, qualquer organização ou prestador de serviço pode, e deve, se concentrar
em gerar valor. O preço será uma consequência do valor que tiver.
Um escritório de advocacia, um
açougue, uma prestadora de serviços de limpeza, uma escola, uma casa de lanches,
um salão de beleza...
Qualquer negócio pode se
dedicar ao objetivo de gerar valor. E isto não está diretamente ligado a vendas
nem está necessariamente relacionado com aumento de despesas.
É claro que alguns casos são
mais fáceis do que outros, mas não se está procurando o fácil nem preocupado
com as dificuldades, pois nem sempre o mais fácil é o melhor nem o mais difícil
é a pior opção.
O que é preço e o que é valor?
Preço é o quanto alguém paga por
algo.
Valor é a relevância que aquele
algo tem na vida da pessoa.
E a relevância do produto ou
serviço está no quanto aquilo resolveu o problema, solucionou a dor, mudou a
vida para melhor.
Veja só os níveis de valores que as coisas podem ter.
Têm coisas que você compra por
um preço baixo, mas têm um valor enorme para você.
Têm coisas que você compra por
um preço alto, mas não têm muito valor para você.
Tem aquilo que você deu muito
dinheiro para ter, que pagou um alto preço, mas você diz: valeu a pena! Isto
tem um valor enorme na minha vida.
Mas ainda têm aquelas coisas
que não têm preço, porque são realmente valiosas.
São tão valiosas, têm um valor
tão alto, que nenhum dinheiro do mundo pode comprar.
As coisas mais valiosas não
são coisas, por isso não podem ser compradas nem vendidas, mas existem e podem
ser oferecidas, disponibilizadas, conquistadas, agregadas.
Por exemplo:
a gentileza, a verdade, a
fidelidade, a sinceridade, a amizade, a atenção, a compreensão, a generosidade,
a motivação, a saúde, o amor, a presença sincera e espontânea, a vida...
Nada disso pode ser comprado,
nem precisa e nem deve ser comprado, mas é justamente isso que tem valor
inestimável.
Já não basta mais alugar uma
sala, colocar uma placa na frente, abrir a porta e esperar o cliente chegar.
Já não basta mais imprimir algumas
cópias do seu currículo, colocar numa pastinha e sair distribuindo.
Já não basta mais publicar uma
propaganda a promoção de um produto.
É importante saber avaliar que
valor o serviço, o produto ou o negócio
tem na vida das pessoas e como este valor pode ser aumentado.
Só depois disso o “negócio
pega preço”, como se diz na gíria.
E isto também é válido no
âmbito pessoal.
Você pode sair para pedir um emprego
simplesmente porque está precisando pagar suas contas.
Mas você também pode sair para
oferecer uma solução para as empresas, para oferecer valor para elas.
Pergunte-se: o que você tem
que faz diferença, que resolve problemas, que sana dores, que faz a empresa ser
mais valiosa?
A sua resposta é o motivo pelo
qual o empresário desejará ter você ligado a empresa dele.
Mas se você não encontrou uma
resposta satisfatória, não se preocupe, levante-se agora de onde você está e comece
a trabalhar nisso.
Mas se você for o empresário,
então pergunte-se:
O que a sua empresa tem de
diferente das outras concorrentes?
O que ela tem que sara as
dores, as carências, as angústias das pessoas?
O que a sua empresa tem que
resolve os problemas das pessoas?
O que o seu negócio tem que gera
valor na vida das pessoas?
Se você ainda não encontrou
respostas para estas perguntas, então levante-se agora de onde você está, fuja
da zona de conforto e comece a trabalhar nisso.
Preço baixo?
Um atendimento um
pouco melhor?
Boa localização?
Produtos de qualidade?
Prazos?
Parcelas?
Estacionamento
privativo?
Nada disso é suficiente, porque
estas são coisas básicas e universalizadas, não são diferenciais que geram valores
reais na vida das pessoas.
Quando você ou o seu negócio
realmente tiver valor diferencial para a vida das pessoas, elas não se importarão
com o preço que terão que pagar nem com o quanto terão que viajar para chegar
até você nem se terão prazo para pagar ou não.
Porque o que tem valor, não
tem preço.
O que tem valor vale a pena, valor o preço.
Mas como eu faço isso na
prática?
Como eu aplico este princípio
na minha vida pessoal ou no meu negócio?
Bom, isto vai depender de diversos
fatores, de quais são os seus objetivos, o que você tem para oferecer, qual o
tipo de negócio, qual a área, qual o público, a cidade, a região e muitas
outras questões.
Por isso é assunto para uma
conversa bem mais pessoal, porque cada caso é diferente e há uma série de
particularidades a serem consideradas.
Pense nisso.
E liberte-se dos padrões.
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