segunda-feira, 4 de março de 2019


Como usar as palavras a seu favor

10 dicas de como usar as palavras para o seu bem.


Minha formação é em letras, isso significa que meu objeto de estudo e de trabalho é a palavra. 
E é sobre ela que quero escrever hoje para você.
Quando digo “palavra”, quero dizer as palavras, a linguagem. E quando me refiro a usar as palavras a seu favor, quero dizer que as palavras podem ser um instrumento para fazer bem ou mal à sua vida.

Você lembra de algo que alguém te falou e que marcou você até hoje?

Acho que todo mundo tem uma frase dita pelo pai ou pela mãe que marcou, que lhe fez bem ou que lhe fez mal, às vezes lá na infância ou na adolescência, mas que se carrega por anos.

Pois bem, este é o poder das palavras, tanto para o bem como para o mal.
A palavra é algo central na história da humanidade e nas escrituras sagradas de quase todas as culturas e épocas ela está ligada a divindades, poderes e à própria vida.

A linguagem está intimamente relacionada com nossa identidade, com nossos pensamentos e emoções, com a maneira como entendemos  o mundo e a nós mesmos.
Mas não são somente as palavras que você ouve dos outros que têm influência sobre você, aquelas que você diz e pensa também têm.

A ofensa que você diz e a carga negativa dela é gerada dentro de você, portanto faz mal primeiro para você.

O que você diz e pensa influencia a sua vida e a vida de outras pessoas, tanto positiva como negativamente.
E se é verdade que somos o que pensamos, também é verdade que somos o que dizemos.
E você não quer influenciar negativamente a sua própria vida, não é mesmo?

Então fique atento para as dicas que vou te dar agora:

1º - Procure perceber a carga positiva ou negativa das palavras e evite as negativas, elas fazem mal também a quem diz.

2º - Evite palavras que diminuem outras pessoas ou a você mesmo.

3º - Além de evitar falar, evite pronunciá-las em pensamento, porque aí elas também existem e têm força.

4º - Pronuncie e pense palavras de força, superação e sucesso nos momentos de desafio, isto te dará força para superar.

5º - Use palavras que levantem as pessoas, que as coloquem para cima e deem ânimo, pois se você fizer o outro grande, você também será grande.

6º - As palavras dos pais dirigidas aos filhos têm grande poder. Cuidado.

7º - Na hora da raiva, não diga nada, é melhor. Também não guarde, não fique remoendo palavras duras e negativas. Procure extravasar de outra maneira. Eu corro, nado, caminho, faço trilha, ando na chuva, ache um jeito saudável que dê certo para você.

8º - Tente não usar expressões do tipo “eu não consigo”, “não vai dar certo”, “vai dar errado”, “sou azarado”, “comigo sempre dá errado”, “isso é difícil”, entre outras deste gênero.

9º - Se quando você se der conta já está dizendo ou pensando algo negativo, não tenha medo nem orgulho, volta atrás, diga o contrário.

10º - Cuidado com o piloto automático, torne-se consciente do que diz, pense antes, adquira domínio, afinal você é o dono das suas palavras, e palavra dita, não volta mais.

 Talvez já tenha acontecido com você, em algum momento da vida, de você dizer algo sem pensar e se arrepender depois, dizendo: “não era bem isso que eu quis  dizer, falei sem pensar”.

Também já pode ter ocorrido de você ter tido algum problema por algo que disse. Pode-se perder a namorada ou namorado, perder um emprego ou negócio, ferir alguém que ama, causar um trauma, perder amigos, clientes e até ter prejuízo financeiro.

Portanto você já viu como as palavras podem influenciar sua vida. Aliás, diz-se que com uma pequena palavrinha você pode mudar a sua vida inteira e a de outras pessoas, basta dizer “sim” ou “não” diante do altar ou do juiz de paz.

Temos a tendência de usar a linguagem no automático, sem prestar muita atenção, porque é algo natural em nós, mas vivemos em tempos que se tornou necessário prestar mais atenção nas palavras e tomar mais cuidado. 
Hoje em dia uma palavra errada pode causar uma tragédia, resultar em processo e até violência. Você nunca sabe quem é o outro e o que ele carrega dentro de si naquele exato momento.

Você pode se surpreender com as maravilhas que palavras gentis podem fazer na sua vida e na relação com os demais.

Faça o teste, não custa nada, você só tem a ganhar, e se não gostar do resultado pode mudar a qualquer momento.

Liberte-se.

Espero que este artigo tenha tido alguma utilidade para você.
Até o próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário