quinta-feira, 2 de maio de 2019

MINIMALISMO E NOMADISMO


Pouco para viver muito, em liberdade

Esticando as pernas e desfrutando do visual
em Cordilheira dos Andes - Chile

Estes dois conceitos têm muito a ver um com o outro.

Os dois pressupõe liberdade, desprendimento e baixo consumo.

No minimalismo a ideia não é ter mais nem ter muito, é ter menos e melhor, o que requer desapego. E o foco é viver, viver em liberdade.

No nomadismo a ideia é não estar preso a um só lugar, já que não temos raízes, temos pernas. 

E viajar pelo mundo carregando um mundo de coisas é inviável. Isto requer desapego também, de coisas, pessoas e lugares. E o foco é viver, viver em liberdade.

No meu caso, que viajo de moto, aprendi cedo que moto não tem porta malas, então não dá para levar muita coisa nem dá para ficar comprando muito na viagem.

O lema é: viaja e vive.

Experimenta, guarda algumas imagens e a experiência dentro de si, que enriquece sem ocupar espaço.

Para viajar de moto é preciso levar o mínimo necessário, só o imprescindível, que deve ser de boa qualidade, deve ocupar pouco espaço e ter pouco peso. Assim as viagens, e a vida, ficam mais leves.
Uma noite no camping municipal de Metán,
província de Salta, norte da Argentina.

Quanto mais coisas uma pessoa tem, maior a possibilidade de ter também mais despesas, ter menos liberdade, produzir mais lixo, consumir mais, estar mais exposto a riscos, sentir mais insegurança, ter mais medos, mais preocupações e viver mais ilusões.

Muitos têm comprovado que é mais barato viver viajando pelo mundo do que manter uma vida fixa no Brasil, mantendo casa, apartamento, condomínio, veículos, impostos, educação, saúde e tudo o que envolve um estilo de vida assim.

Além disso, viajar oferece muitas outras vantagens que viver fixo em um lugar não oferece.

A decisão de viver de um jeito ou de outro é pessoal, o importante é que seja uma decisão, que a pessoa saiba que pode decidir e alcançar o que deseja.

Faça o que fizer, faça se quiser.

Ainda assim, o minimalismo e o nomadismo são estilos de vida que conquistam cada vez mais adeptos ao redor do mundo, cada vez mais felizes.

Estas pessoas partem da lógica que acumular coisas e viver preso em um lugar não tem lógica. É procurar sarna para se coçar.

Ainda mais se considerarmos que o planeta é enorme, é lindo, a vida é curta e "dessa vida só se leva a vida que se leva", como ouvi um padre dizer no velório de uma amiga uma vez. 

Então, liberte-se.




Nenhum comentário:

Postar um comentário