domingo, 14 de abril de 2019

Lições que aprendi em viagens de moto que servem para a vida


O mundo não é o que passa na tv. 

Terra do Fogo, sul da Argentina, próximo de Ushuaia.

Se ficamos em casa vendo o mundo que passa na televisão (e em muitas redes sociais), temos a nítida impressão que vivemos em um tipo de inferno.

É só desgraça, perigos por todos os lados, tragédias, violência e crueldade.

Mas quando saímos para o mundo real, então vemos que não é bem assim.

Na minha segunda viagem de moto, para Ushuaia, sul da Argentina, em um determinado momento fiquei sozinho, com pouco dinheiro, sem cartão de crédito, sem telefone, sem um mapa, a 5 mil km de casa.
Sul da Argentina

Sem entrar em detalhes, devo dizer que isto aconteceu por causa de um companheiro de viagem, que por estar mais bem equipado resolveu voltar na frente sem me avisar. Foi desta forma que acabou uma amizade de mais de 20 anos.

Retornando da Terra do Fogo, atravessei toda a Patagônia, que tem cerca de 2300 km, passei por Buenos Aires e 200 km antes de entrar no Brasil fui extorquido pela polícia Argentina em 150 pesos.

Assim que entrei no Brasil, em Uruguaiana, RS, tive acesso a minha conta bancária e voltei a ter dinheiro, mas o motor da moto fundiu.

Em todo o tempo nunca deixou de aparecer pessoas solidária, sinceras, solícitas, que fizeram de tudo para me ajudar de todas as formas. Em muito maior número do que aqueles que poderiam ter más intenções.

Aliás, com exceção da polícia argentina, nunca me senti em perigo ou sob ameaça.

Dormi na rua em três ocasiões em duas viagens, por decisão própria e sempre sem ser incomodado.

Mas quando precisei sempre encontrei pessoas amáveis que me deram hospedagem, carona, transporte, apoio, amizade, abraço, boa conversa, informações e incentivo.
Cordilheira dos Andes, este casal estava viajando
de bicicleta com o filhinho, que está no carrinho.
Estavam na estrada há um ano.

Encontrei longe de casa, longe da minha terra, do meu país, e no Brasil também, desconhecidos que me trataram como amigo e até como se fosse da mesma família.

E diga-se a verdade, até melhor do que alguns amigos e familiares, pois dizem que nosso sangue até os pernilongos tem.

O mundo está cheio de gente boa, de experiências inspiradoras e lições de vida inesquecíveis, basta sair de casa e aventurar-se.

Não tenha medo.
Liberte-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário